quinta-feira, setembro 23, 2010

Digerindo a Bipolaridade




Problemas em encontrar o livro fale comigo:



A História,...

O livro nasceu dentro de um hospital psiquiátrico...



Internado, mas saindo do surto psicótico e recobrando meu senso crítico, fui diagnosticado como portador de Transtorno Afetivo Bipolar ou como era antigamente chamada Psicose Maníaco Depressiva.


Para mim, talvez de uma maneira diferente de muitos que lutam contra o diagnóstico, foi um grande alívio identificar minha condição. Senti este alívio por saber que não se tratava de uma falha de personalidade ou de caráter e sim dos sintomas de uma doença, sabia que, dali para frente, nada seria pior do que já havia sido; agora, tinha em minhas mãos a opção de mudar meu futuro!


Apesar da boa perspectiva confesso que fiquei um tanto “perdido”... Busquei literatura sobre o assunto e percebi que a existente era escassa, além de não responder questões simples as quais eu não compreendia.


Então, fiz uma pesquisa extensa cujo resultado foi o livro. Nele, relato minhas experiências e as de outros bipolares para facilitar o entendimento destas questões.


O prisma que vivenciei como portador do Transtorno, ao meu ver, está sendo uma grande ajuda a outros portadores, bem como, à suas famílias, pois não se sentem mais sozinhos ao enfrentar os sintomas.


Desejo sinceramente com meu livro trazer um referencial, bem como, alento para todos os bipolares e aos que convivem com eles. E espero que o livro seja útil para demonstrar que nossa “tribo” é muito interessante, criativa e sensível...


A pesquisa


Soube de dois livros sobre o tema “Uma Mente Inquieta” de Kay Redfield Jamison e Temperamento Forte e Bipolaridade” de Diogo Lara. Devorei os dois, mas mesmo assim não fiquei saciado.


Meu desejo era ter uma visão não de profissionais da área e sim, de um portador pura e simplesmente, e de preferência um brasileiro.


Sei que parecia ser pedir demais, mas, aí foi que pensei: Por que não posso ser esse brasileiro!


Como cerne da pesquisa busquei pesquisadores famosos sobre o assunto como o Dr.Geraldo José Ballone, médico psiquiatra, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUCCAMP, durante 21 anos. Também o Dr. Beny Lafer Coordenador de pesquisas do grupo de doenças afetivas do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Este último inclusive vindo posteriormente a conhecer minha obra e tecer o seguinte comentário:


“Parabéns pelo seu livro. Gostei muito. Achei que você se coloca de maneira clara, sincera, descreve bem os sintomas e as conseqüências sobre a sua vida, além de mostrar também muito respeito e gratidão pelos profissionais que cuidaram e cuidam de você. Acredito que o livro pode ser de grande ajuda para portadores e familiares de portadores de Transtorno Bipolar”

Uma outra preocupação era quanto a precisão conceitual e sintomatológica. Busquei então ajuda de alguns profissionais da área para a devida correção do texto. Citando os mais cooperativos: a Dra Márcia Mezzomo e o Dr Luiz Henrique Wizniewsky, ambos psiquiatras renomados em Florianópolis.


Parte da minha pesquisa foi através de comunidades de portadores do transtorno em grupos de discussão como no orkut, outros da Internet e em um grupo que faço parte de portadores ex-internos do hospital psiquiátrico onde estive internado. Foi muito interessante conhecer suas experiências. Pessoas que sofriam, ganhavam e perdiam na sua luta diária para vencer o estigma, o isolamento e os próprios sintomas da doença.

Receita de bolo: Como “fabricar” um livro



Destas minhas andanças no orkut, curioso como sou encontrei uma comunidade de novos escritores. Em um dos fóruns me aventurei a perguntar como eu faria para editar um livro. Foi quando conheci Beto Muniz, como ele mesmo diz “meu mais novo amigo de infância”. Um verdadeiro Dom Quixote na sua determinação em ajudar os novos autores a fazer suas idéias se transformarem em uma coisa palpável.


Repercussão

Depois da edição feita, juntei dinheiro daqui e acolá e consegui o necessário para pagar a metade da impressão. Criei paralelamente uma comunidade do livro no orkut, aí veio a surpresa,... muita gente pedindo e um interesse muito grande sobre o assunto não só dos portadores mas, também de psiquiatras e psicólogos. Resultado, consegui o valor da outra metade.


A verdade é que o livro está ajudando a muitos portadores aceitarem o tratamento e acreditarem na possibilidade do equilíbrio. Como alguns depoimentos podem atestar isso:


“O Alexandre conseguiu colocar-nos com humor e com uma linguagem fácil o que se passa na Integra...com o Bipolar, com familiares de Bipolar, eu fiquei emocionada em vários momentos, principalmente com o depoimento da esposa dele, eu como familiar de Bipolar, me senti acalentada, por tudo o que passei, digo, passamos juntas... identifiquei algumas situações já vividas por nós, só tenho a agradecer por toda a ajuda, obrigada Alexandre, parabéns para você e sua Família.” – Helena Cerezer

“Tenho lido muitos livros e depoimentos de portadores de transtornos mentais no fórum. E nenhum dos que eu li até agora, é tão didático, conciso, bem humorado e poético como o do Alexandre. Não preciso nem dizer que eu adorei. Se eu pudesse comprava um lote inteiro para distribuir para amigos portadores e famílias que não compreendem bem o que é ser bipolar para dar de presente. É um livro interessante inclusive para psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e outros especialistas que trabalham em clínicas psiquiátricas, para que possam entender o ponto de vista de seus pacientes bipolares."– Paula Seabra

“Gente! O livro do Alexandre era o que faltava no meio editorial para esclarecer com simplicidade e facilidade o transtorno bipolar, pois não é um livro técnico e sim a historia de um bipolar contada por ele próprio, este é o diferencial!!! Falo isto com muita segurança, pois sou mãe de um bipolar diagnosticado a 10 anos e só agora consigo enxergar e entender o quanto meu filho sofre.” – Cássia Faria

“A d o r e i ! ! ! Está muito bem escrito, num estilo muito original. Sou bastante exigente com livros. O tema pode me interessar, mas se mal escrito, não soma. Se num estilo "mesmice", ou sem estilo algum, também diminui.O livro do Alexandre já está rodando aqui, pelos "profissionais" da área. Emprestei à minha terapeuta que vai, certamente comprar um exemplar "via e-mail". Ela já emprestou à pacientes dela. O terapeuta do meu filho está com o livro agora.” – Dione Poisl

"Estou embevecida com a leitura de seu livro. Perdoe-me a pretensão, sinto que conta não só sua história mas, a de todos nós. E o melhor disso, é que vc conseguiu um milagre! Meu marido disse que quer ler.É a primeira vez que ele se interessa pelo tema. Parabéns e Obrigada." - Cíntia Carvalho


Eu li! Nunca fui tecnicamente diagnosticada bipolar. Certo dia, li a descrição de bipolaridade numa comunidade da qual um amigo participava, e após conversar com ele sobre, ele sugeriu que eu procurasse um profissional, após concluir que eu sofria de "quase" o mesmo q ele. Confesso que minhas "experiências" com profissionais não foi das melhores até então, o que me causa receio em iniciar outro tratamento com um. Então antes de tudo, resolvi procurar mais sobre a doença, e encontrei o livro do Alexandre.Diagnosticada depressiva, com uma história de vida não muito positiva, não fazia idéia do tamanho da participação da 'mania' em minha vida... Em nove anos de depressão crônica e silenciosa, ao me deparar com todos os depoimentos de pessoas "parecidas" comigo, ri, chorei, gargalhei, voltei ao meu início, e ganhei esperança e fé. Em que? Em mim ! Não vou dizer que há uma expansão de informações, tanto porque se fosse tudo bem técnico, e não tão suave como é o livro, eu não entenderia metade. Mas a partir dele eu descobri que tenho possibilidade de controle, que posso ser feliz, que posso compartilhar com a realidade do mundo.Foi como parar de engolir agulhas para comer algodão... Como um conforto para mim, que tão jovem não vivia mais...Sem palavras para agradecer ao Fiuza por ter nos escrito algo tão gostoso de ler e tão significativo... - Celina de Assis Braz Urbieta Chamorro


Agora a melhor de todas,...

Meu livro foi publicado pela

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, e está nas melhores livrarias do Brasil!!!!